• Artes & Narrativas

    O primeiro respiro

    Eu sou aquele ar que silenciosamente se aloja em teus pulmões, o fôlego concedido como um presente invisível. Torno-me o teu primeiro respiro ao emergires à superfície, no instante em que a vida clama e te puxa de volta ao mundo. Sou o suspiro que traz alívio ao peito, a substância que, ao ser absorvida, funde-se à tua própria carne. Quando os teus lábios rompem a água em uma busca desesperada por oxigênio, sou eu quem preenche a tua vontade de viver. Ajo como aquele descanso sutil que passa despercebido na mecânica natural da tua respiração. Não precisas notar a minha presença para que eu continue ali, nutrindo a tua…

  • Artes & Narrativas

    Contemplar e devorar

    A maçã, ali pendurada entre a folhagem, parece guardar no núcleo o segredo da humanidade. Ela nunca foi apenas um fruto: é um artefato simbólico que carrega o peso dos mitos fundadores e a poesia silenciosa do cotidiano. A tez fresca, tingida de um vermelho denso que roça o púrpura e banhada pelo orvalho da manhã, sugere um convite a investigar o que pulsa além da casca. Há nesse fruto um frescor que evoca o princípio de todas as coisas. É como se o momento exato em que o primeiro raio de sol toca a pele da manhã fosse congelado em matéria. É o sabor inaugural, a promessa física de…

  • Filosofia & Teologia

    A estética do assombro

    Em Mateus 18, diante da pergunta sobre quem seria o maior no reino dos céus, Jesus coloca uma criança no meio dos discípulos e diz que é preciso tornar-se como ela. O sentido primeiro é humildade: o menino é pequeno, dependente, não tem posição a defender. Mas há uma segunda coisa naquela criança, e é dela que quero falar. A infância carrega uma capacidade ilesa de assombro. É a virtude de não domesticar o olhar, de enxergar em cada instante uma fenda para a descoberta. Ser como uma criança é declarar guerra à banalidade e recusar a cegueira diante do comum. O relato de um colega sobre uma viagem de…

  • Filosofia & Teologia

    Destituir a carência do trono

    Sentir pena de si mesmo é possivelmente o vício emocional mais letal que a alma pode cultivar. Ele nos aprisiona numa espiral onde, em vez de reconhecermos a solidez do que já construímos, ficamos hipnotizados pela miragem daquilo que julgamos faltar. Schopenhauer capturou isso nos seus aforismos: raramente pensamos sobre o que temos, mas sempre sobre o que nos falta. Essa tendência a focar na carência rouba o fôlego para habitar o presente e inviabiliza qualquer apreciação das vitórias cotidianas. A autopiedade canaliza os nossos holofotes mentais para as deficiências, tornando-nos cegos para as próprias forças. E paralisa: enquanto a mente se ocupa em lamentar a sorte, negligenciamos o imperativo…

  • Filosofia & Teologia

    Alvenaria existencial

    Não nascemos prontos. Somos projetos em rascunho, esboços de vastas possibilidades, e é precisamente nessa incompletude que reside a nossa maior grandeza: a abertura para o novo e para a construção intencional do próprio destino. A felicidade não é um bilhete premiado caído dos céus. É alvenaria existencial: ergue-se nas atitudes que tomamos, na liberdade de dominar o nosso próprio tempo, no cultivo de uma vida grata. E ela só atinge o seu ápice quando a nossa presença torna o fardo do outro mais leve.

  • Filosofia & Teologia

    A fratura do outro

    Há uma beleza singular no retorno. Sentir o peso leve de estar em casa, recolher as correspondências adormecidas sob a porta, escancarar as janelas para o vento. Voltar é também o assombro de reassumir com doçura o que antes nos parecia um fardo. É sorrir diante dos objetos largados sobre a cama no instante da partida, naquela urgência desordenada de quem nunca está verdadeiramente pronto para a ausência. Desfazer as malas é um ato de simplicidade que ancora o ser humano no presente: ao recolocar as roupas no armário, aceitamos o que ficou para trás. Neste parêntese entre a partida e o regresso, vivenciei um tempo denso. Um tempo de…

  • Educação & Cuidado

    Eu estou aqui

    Há uma verdade que reverbera silenciosamente pelas frestas do mundo contemporâneo: em meio à multidão ruidosa, aos olhares desviados e às pressas inexplicáveis, existem aqueles que simplesmente esperam. São pessoas que, na quietude de suas próprias fraturas, aguardam por um encontro que as devolva ao contorno da própria humanidade. Há almas exaustas que não anseiam por conselhos ou respostas prontas, mas pela dignidade de um ouvinte atento. Há rostos marcados pela tristeza que não buscam explicações lógicas para a dor, mas um espaço seguro onde o silêncio seja permitido e o abraço sirva de abrigo. Ser o porto de quem se sente à deriva é oferecer o conforto de uma…

  • Filosofia & Teologia

    Uma clareira entre a pressa e a eternidade

    O tempo é um enigma persistente que, como uma presença invisível, permeia cada fresta da existência. Somos cativos da cronologia e, ao mesmo tempo, os autores que fiam a sua passagem. Nossa vida se desenrola em um presente inquebrantável, o único solo firme onde o caminhar é possível. O hoje nunca está só: carrega o eco das saudades e a promessa dos sonhos. Não há avanço ou recuo que não parta do agora, e é nessa limitação que reside a beleza absoluta da vida. A sabedoria milenar nos recorda que há um tempo para tudo, mas o discernimento do instante exato não nasce do conhecimento comum. É o tempo que…

  • Filosofia & Teologia

    Amar é comparecer

    Do rigor da razão brota a lógica; do pulsar do coração, a arte. Em nossa estrutura íntima, essas duas estradas se cruzam, tecendo histórias que a alguns comovem e a outros parecem inconcebíveis. A razão é a âncora que nos prende ao chão implacável da realidade, e o coração é o vento que dá movimento à jornada. A grande audácia existencial não é escolher entre eles, mas exigir ambos. Tratar a razão e o coração como inimigos é um erro comum. São velhos companheiros que, quando em harmonia, equilibram o nosso caminhar. Ter a coragem de sentar à mesa com essas duas forças é um privilégio árduo: é a honra…

  • Filosofia & Teologia

    O café das 17h30

    Quando coloco um par de óculos escuros, vejo o mundo sob uma tonalidade mais escura. Minha visão não alcança diretamente o que está diante de mim, passa por uma lente que modifica o que vejo. Na empresa onde trabalho, costumo tomar um café às 17h30. Ao chegar à cozinha, encontro, na maioria das vezes, uma garrafa praticamente vazia. Diante disso posso dizer “só deixaram o resto para mim” ou “que bom, ainda restou um pouco”. Observar é uma escolha de perspectiva. Ao olhar para algo, podemos enxergar de diferentes ângulos, e a escolha do ângulo define nossa percepção. Muitas vezes escolhemos o ponto de vista inconscientemente, deixando que o piloto…